16 de outubro de 2007

"Correntes"


A publicidade no âmbito da alimentação dedica-se à difusão pública de ideias, de modo a exercer influência sobre os comportamentos da população. Esta publicidade baseia-se, fundamentalmente em duas correntes, a funcionalista e a estruturalista.


A corrente funcionalista visa informar as pessoas dos atributos dum determinado alimento, ou seja, tenta demonstrar funcionalidade que esse alimento possa eventualmente ter no nosso organismo.




Quando se tenta conciliar as características sociais e culturais, com a alimentação e o pensamento sobre esta, estamos perante uma corrente estruturalista em que os hábitos e as preferências das pessoas, são o centro da comunicação.



Apesar de serem correntes distintas verificamos uma tentativa crescente de as conciliar na mesma campanha publicitária, de modo a obter uma maior capacidade persuasiva junto dos consumidores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! So para dizer que vim aqui consultar e gostei do que li! Continua assim;)
Beijinhos

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente