6 de dezembro de 2007

O chá traz beneficios à saúde óssea...

“O consumo de chá está associado a benefícios na densidade óssea em mulheres idosas” – esta foi a conclusão a que chegaram investigadores da Univertsity of Western Australia.

No estudo foram avaliadas 275 mulheres com idades compreendidas entre os 70 e 85 anos e que já haviam participado numa outra investigação sobre osteoporose e suplementação de cálcio. A quantificação do consumo de chá foi feita através de anamnese dietética das 24h.

A análise dos resultados, permitiu concluir que nas mulheres que consumiam chá, a densidade mineral óssea era cerca 2,8 % superior às não consumidoras. Durante 4 anos, em que foram observados os dois grupos ( consumidoras de chá vs não consumidoras), os investigadores verificaram que as consumidoras perderam, em média, 1,6% da densidade mineral óssea, enquanto que as não consumidoras, perderam 4 %.

" Estes resultados evidenciam os efeitos benéficos do consumo de chá no esqueleto”, referiram os investigadores.

O chá possui inúmeras substâncias, de entre as quais, os polifenóis que são os compostos potencialmente bioactivos da bebida.
“Os flavonóides derivados do chá podem ser importantes na manutenção da densidade mineral óssea, particularmente em mulheres idosas que apresentam baixas concentrações de estrogénio endógeno”- referem os investigadores.

Um outro estudo, realizado pela Universidade Clínica Gerontológica da Escola de Medicina da Universidade de Cambridge, chegou às mesmas conclusões.

Os cientistas referiram que o efeito prende-se com o hábito de consumo de chá e não com a quantidade consumida.

Sem comentários: